» Semana 17 – cerca de 13 cm
O útero é um espaço amplo para o bebê se movimentar e ele aproveita para explorar – tanto que, neste momento, com o tamanho próximo ao de uma cebola, ele pode começar a mudar de posição com frequência. Ele também já consegue fazer o movimento de engolir e acaba engolindo líquido amniótico – que é expelido através do xixi. Na 17ª semana, os batimentos cardíacos do bebê já podem ser ouvidos pelo médico com facilidade. Os seios da futura mãe estão se preparando para amamentar daqui a alguns meses, então, além do aumento de volume devido à reserva energética que está se formando ali, também há o aumento da irrigação sanguínea na área. Tudo isso deixará os seios prontos para a amamentação.
» Semana 18 – cerca de 14,2 cm
Esta semana é um grande marco na gravidez, já que é quando a maioria das gestantes consegue sentir os movimentos do bebê pela primeira vez. Aqui também é o primeiro momento em que o bebê se torna maior do que sua placenta, e essa diferença de tamanho será cada vez maior até o parto. Nos exames para descobrir o sexo do bebê, o médico terá mais facilidade de identificar a menina ou o menino, já que os órgãos reprodutores estão em pleno amadurecimento – assim como seu coração e sistema respiratório. As mudanças no corpo da gestante estão cada vez mais nítidas, assim como o ganho de peso (que deve estar em cerca de quatro quilos) e as dores na região das costas.
» Semana 19 – cerca de 15 cm
Com tamanho semelhante à uma manga, o bebê já ganha suas impressões digitais e têm os órgãos quase todos formados. A atividade cerebral é constante e cada vez mais complexa, assim como o avanço no desenvolvimento da medula espinhal. Além disso, a pele do bebê está mais próxima do aspecto que ela terá ao nascer. A futura mamãe pode se sentir cada vez mais desconfortável ao andar, principalmente porque as pernas começam a inchar – e, em alguns casos, formar varizes. O volume sanguíneo aumenta, podendo provocar palpitações no coração e aumento no volume do corrimento vaginal.
» Semana 20 – cerca de 16,4 cm
O meio do segundo trimestre da gravidez marca o momento em que o desenvolvimento do bebê será mais acelerado, assim como seu crescimento e ganho de peso – que pode aumentar em mais de 10 vezes. A conexão emocional com a mãe também é mais presente, já que o bebê consegue distinguir seu timbre de voz e sensações de toque na barriga, além de perceber quando a mãe está em um ambiente com luz. Com o bebê cada vez mais pesado, a gestante pode ter cada vez mais dificuldades em ficar muito tempo de pé e precisará fazer pequenas pausas durante o dia para descansar. Atenção para a hipotensão (pressão baixa), algo típico da gravidez que deve ser acompanhado pelo médico.
» Semana 21 – cerca de 26,7 cm
Medindo algo semelhante ao tamanho de uma romã, o bebê já dobrou de tamanho em relação à 17ª semana. Aos poucos os movimentos e reações do bebê ficam mais controladas, já que as vias nervosas estão em fase de desenvolvimento – assim como as áreas do cérebro que percebem temperatura, luz e pressão. As meninas já têm os ovários formados, que seguem para a pélvis.
» Semana 22 – cerca de 27,8 cm
Nesta semana, o rostinho do bebê torna-se cada vez mais detalhado, com as pálpebras e sobrancelhas bem definidas. Em pleno crescimento, ele tem o tamanho semelhante ao e um mamão. O bebê, que antes não tinha nenhuma gordura abaixo da camada da pele, já começa a formar seu estoque. Outro avanço significativo está nas emoções do bebê, que já é capaz de distinguir entre estados emocionais distintos e experimentar a felicidade e até mesmo a tristeza.
» Semana 23 – cerca de 29 cm
Todos os sistemas do organismo do bebê (digestivo, respiratório e circulatório) já estão prontos para o pleno funcionamento do bebê quando ele chega à 23ª semana. Beirando os 30 centímetros de comprimento, ele também já faz movimentos expressivos em busca de uma resposta da mãe aos seus estímulos. Como o ouvido está cada vez mais apurado, em breve o bebê conseguirá responder a outros tipos de sons. Nesta fase da gravidez, a mãe pode sentir uma pressão nas laterais do corpo à medida que seu corpo aumenta. Os gases e a acidez estomacal são mais frequentes, já que o útero está crescendo e abrindo caminho no organismo para abrigar um bebê cada vez maior.
» Semana 24 – cerca de 30 cm
Medindo o equivalente ao tamanho de um melão pequeno, o bebê chega ao final do sexto mês de gravidez com intensa movimentação no útero. O corpo do bebê como um todo já se assemelha bastante ao formato que terá ao nascer, perdendo aos poucos as formas arredondadas do início da gestação. Apesar dos pulmões ainda não estarem completamente formados, suas ramificações estão cada vez mais completas. Uma informação importante sobre este momento da gravidez é que, a partir de agora, é possível que o bebê nasça – mesmo que de forma prematura. Caso isso aconteça, ele ficará sob cuidados especiais na maternidade até que seu desenvolvimento esteja completo e ele possa ir para a casa com a mãe.
» Semana 25 – cerca de 30 cm
Nesta altura da gestação, o desenvolvimento do bebê já está nos detalhes. Seus olhos já começam a querer abrir e a língua se movimenta dentro da boca. O bebê já tem os rins funcionando perfeitamente e o líquido amniótico ingerido e expelido por seu corpo vai, aos poucos, ficando mais parecido com urina. Sua pele, antes muito translúcida, está ganhando um aspecto mais denso. Na 25ª semana, a gestante está com a barriga bem nítida e pode precisar usar roupas feitas para grávidas. Os movimentos do bebê são constantes e muitas vezes respondem aos estímulos externos, como quando a mãe conversa com a barriga.
» Semana 26 – cerca de 35 cm
Medindo o tamanho de uma alface, o bebê está com praticamente todas as feições formadas – que podem, inclusive, serem vistas no ultrassom. Apesar de se manter bem ativo no útero e movimentar-se com frequência, pode ser que o bebê também adote a posição fetal durante alguns períodos, em que o corpo fica encolhido no útero. » Mas não é apenas o bebê que está crescendo bastante. Para abriga-lo com conforto, o útero da mãe cresce cerca de um centímetro por semana, deixando a barriga cada vez mais proeminente.
» Semana 27 – cerca de 36 cm
A 27ª semana de gestação marca o início do terceiro e último trimestre da gravidez, momento em que o útero prepara os últimos detalhes para o nascimento do bebê – que já pesa cerca de um quilo! A movimentação do bebê é cada vez mais presente e até mesmo os soluços que ele tem podem ser percebidos pela mãe. É indicado que, ao longo da gravidez, a gestante engorde entre quatro e dez quilos. Caso ela tenha engordado pouco ou mais do que o limite, é preciso conversar com o médico que a acompanha.
» Semana 28 – cerca de 36,5 cm com peso 10
Com o aumento do tecido adiposo, que estoca gordura que será usada como energia após o nascimento, o corpinho do bebê fica mais arredondado a cada dia – com a pele suave e pouco translúcida. Caso seja favorável pela genética, o cabelo do bebê também começa a crescer a partir deste momento. O lanugo, camada de pelugem que cobre o corpo, cairá em breve. Pode ser que a mãe sofra uma grande oscilação de humor há algumas semanas, mas que ficarão cada vez mais nítidas à medida que o parto se aproxima. Neste momento, é preciso que a futura mamãe se mantenha o mais calma possível para não acabar passando muito nervosismo para o bebê.
Conferir mais sobre 1º trimestre
Conferir mais sobre 3º trimestre